Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

domingo, 21 de outubro de 2012

Carne de Cão na Ásia

Sopa de morcego servida com um "shot" de sangue do bicho, vodka com sangue e coração cru de cobra, aranhas fritas, rato no espeto, larvas de bicho da seda, carne de cão. São estas e outras iguarias menos exóticas que me esperam pelos 3 países da Indochina que vou visitar e provar já em Novembro. A tão aguardada viagem (que andei o ano todo a sonhar com ela!) não será, de todo, aborrecida do ponto de vista gastronómico.

Enquanto me perco pelos fóruns e salivo a planear os roteiros que me vão permitir provar alguns dos pratos tradicionais dos paraísos gastronómicos que são a Tailândia e o Vietname -o Cambodja, por onde também vou passar, fica muitas vezes na sombra destes dois vizinhos gigantes mas a culinária Khmer está a ripostar e eu vou estar lá para provar - questiono-me: até onde me levará a minha curiosidade culinária? Na hora da verdade serei capaz de trincar a pata peluda de uma aranha?

[caption id="" align="aligncenter" width="640"] Aranha Frita no Cambodja | foto por AsianTown.NET[/caption]

 

Uma coisa já me prometi, não bebo nem como nada com sangue fresco. Há sopas de sangue cru no Norte do Vietname, a famosa e polémica tiết canh e sopas de morcego que se fazem acompanhar por copinhos de sangue do próprio entre outros pratos que, ao incorporarem sangue fresco na sua composição, oferecem um grande sustento a quem os consome mas ao meu paladar ocidental, não apelam nem intrigam.

[caption id="" align="aligncenter" width="420"] Tiết canh, sopa vietnamita de sangue fresco de pato - foto por Dat Jornal Viet[/caption]

Estes países têm alguns dos paladares que mais gosto. Comida Asiática é mesmo no caminho certo do meu palato mas lá pelo meio também se misturam muitas coisas que temo encontrar. Eu tenho uma visão muito pouco hipócrita no que toca às tradições culinárias de cada cultura e penso que quem come carne de animal não tem um forte direito moral de se indignar com os vietnamitas que comem com tanto gosto carne de cão. Eu sei que é sofrido, eu sei que eu vou sentir dor com a disposição cruel dos cadáveres destes nossos amigos mas será pior do que comer uma vaca? Um coelhinho felpudo e fofinho?

Digam-me de vossa justiça: existe grande diferença entre as deliciosas espetadas de vaca nas ruas de Bangkok e os churrascos de cão no Vietname? Para mim a diferença é cultural somente e apenas mas não nego que me falta também a coragem de provar.

[caption id="" align="aligncenter" width="600"] Comida de Rua em Bangkok - foto de Travelers Today | By Lena Vazifdar.[/caption]

Há muitos maneiras de sair de dentro do nosso umbigo e a melhor delas é viajar. Coloca as coisas em perspectiva.

Ah, quase que me esquecia dos gafanhotos. Os vegetarianos que me perdoem, mas a cabecinha de um ou outro vou ter que trincar. Até já! V

1 comentário:

food.travel.stories.

Com tecnologia do Blogger.