Quando comecei a escrever o último post sobre o Cambodja, a minha ideia era partilhar a receita que experimentei naquele dia, com o lemongrass em pó que trouxe de lá. Depois perdi-me na conversa e o post cresceu sem a receita. Mas esta vale a pena ser partilhada por isso cá vai!
Quem brilha nesta receita é o lemongrass: em Portugal, chamam-lhe erva-limão, erva limeira, erva-príncipe e até erva-capim. Disseram-me que fazem todas partes da mesma família, que são citronelas mas que as espécies variam de país para país. Ando a ver se arranjo sementes de lemongrass Tailandesa e Cambojana para plantar, que era muito boa e eu preciso urgentemente de comer um Tom Yum a sério e sem o lemongrass certo não vou lá!
E para recordar uma viagem nada melhor do que uma boa comida simples e saudável com os sabores que vieram na mala; obrigada ao lemongrass por este toque que nos empresta e saudades aos meus amigos no Cambodja, espero que aprovem esta intromissão!
Caril de Batata Doce com Erva-Limão (Lemongrass)
♠♠♠♠ 4 pessoas
Ingredientes
8 batatas doces
1 cc pimenta preta em grão
200 ml de leite de côco
100 g de côco ralado
1 cebola grande
5 colheres de sopa de lemongrass em pó
2 malaguetas vermelhas
1 cs raiz de gengibre ou galangal
2 cc sementes de coentros
1 fio de azeite ou óleo de côco
1/2 cc sal marinho
Como fazer:
Numa frigideira anti-aderente, alourar uma cebola com azeite ou óleo de côco. Dourar também as sementes de coentros. Quando estiver aromatizado, misturar metade do côco ralado. Colocar as batatas doces cortadas aos cubos pequenos. Temperar com sal e pimenta preta e deixar saltear. Colocar em lume brando, tapar e deixar alourar 5 minutos. Colocar depois a raiz de gengibre ou galangal cortada em fatias fininhas. Cortar as malaguetas em bocados pequeninos e juntar também.
Podem ou não tirar as sementes das malaguetas de acordo com o nível de picante que quiserem experimentar. Se quiserem muito picante, deixem as sementes.
Deitar o lemongrass e o leite de côco até tapar as batatas e deixar cozinhar, em lume muito brando por 15 minutos.
Provar novamente os temperos, reajustar e verificar se as batatas estão cozidas mas rijas. Deitar o resto do côco ralado por cima e misturar antes de servir.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Caril de batata doce e erva-limão
Etiquetas:
cambodja,
caril,
caril de batata doce,
citronela,
culinária asiática,
culinária cambojana,
erva-limão,
Exotic Foods,
lemongrass,
Places,
receita fácil,
receita vegetariana,
Receitas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
food.travel.stories.
Com tecnologia do Blogger.
Sem comentários:
Enviar um comentário