Se fizerem a cru, demora umas 2 semanas a ficar no ponto; a quente, são 25 minutos mas perdemos alguma da frescura do azeite e das suas propriedades.
Este azeite é ideal para acompanhar uma boa dukkah. Molha-se um belo pão neste liquido, depois na dukkah e temos um snack egípcio com um toque do Mundo.
Esta receita que se segue não é de lado nenhum. É de todos os povos que gostam de azeite e coisas picantes.
[caption id="attachment_311" align="aligncenter" width="816"] Caiena seca, pimenta rosa, alho[/caption]
Para esterilizar os frascos de vidro: lavar em água quente e detergente para a loiça não-tóxico. Colocar os frascos lavados numa panela cheia de água. Ferver em lume brando por 40 minutos.
Receita de Azeite Picante de Caiena
Frasco de vidro esterilizado
250 cl de azeite virgem de boa qualidade
5 pimentas e caiena,secas, com semenentes
2 folhas de louro
2 colhes de sopa de coentros
1 colher de sopa de sumo de lima
1 colher de sopa de pimenta rosa moída de fresco
Esterilizar o frasco de vidro
Para preparar a frio:
- misturar os ingredientes todos dentro do frasco de vidro, fechar e colocar num lugar fresco e seco. Agitar uma vez por dia, durante duas semanas. Utilizar em temperos, refogados saladas, com dukkah, como "dipping" para pães rústicos, para marinadas e tudo o que vos apetecer.
Para preparar a quente:
- misturar todos os ingredientes numa frigideira de fundo grosso. Aromatizar em lume muito brando, sem deixar ferver, por 20-25 minutos. Deixar arrefecer. Passar por um filtro de café, pano mussolina ou até mesmo um passador de leite fininho. Guardar o liquido num frasco de vidro esterilizado e colocar no frigorífico. Aguenta 1 mês mas não chega até lá.
Sem comentários:
Enviar um comentário